Toxoplasmose - Moléstia - Doença
  1. Home
  2. Toxoplasmose

Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença causada por um parasita, o protozoário Toxoplasma gongii, bastante comum em países tropicais e de clima quente. De modo geral, essa é uma doença de caráter infeccioso.

A toxoplasmose pode ser adquirida, por meio de contato via oral com os parasitas, ou ser toxoplasmose congênita, quando o bebê recebe a doença da mãe, que teve toxoplasmose na gravidez, por meio da placenta.

Causas

Tratamento

O tratamento da toxoplasmose é feito por meio de medicamentos diversos, inclusive com o uso de antibióticos e ácido fólico.

Só precisam de tratamento para a toxoplasmose os pacientes que apresentam sintomas da doença, que foram comprovados por meio de testes.

Contágio

A toxoplasmose não é contagiosa, assim, se um indivíduo a possui, ele não a passará diretamente para outra pessoa.

De modo geral, pode-se contrair a toxoplasmose por via oral, por meio da:

– Ingestão de carne crua ou mal passada (especialmente de porco e de cordeiro) com cistos da doença;
– Ingestão de água contaminada com o parasita e
– Consumo de alimentos mal lavados ou mal cozidos que possuem os ovócitos do Toxoplasma gondii.

Por muitos anos, os gatos e felinos foram apontados como os culpados pela transmissão da doença, porque o ciclo da toxoplasmose é capaz de se completar dentro de seus organismos.

No entanto, vale ressaltar que o perigo de contrair a toxoplasmose não é válido apenas para o contato com gatos, mas sim para o contato com as fezes contaminadas de felinos que, porventura, estejam naquele momento passando pela fase aguda da infecção pela toxoplasmose.

Manter o gato doméstico dentro de casa e não alimentá-lo com carne crua são formas de evitar a proliferação da toxoplasmose, assim como manter uma boa higiene durante a gravidez.

Pratique atividade física
Pratique atividade física.

Sintomas

Os indivíduos com sistema imunológico fortalecido podem não apresentar sintomas da toxoplasmose. Para essas pessoas, a toxoplasmose também pode parecer similar a uma leve gripe, apresentando febre, cansaço, dores de cabeça e no corpo, além dos linfonodos levemente inflamados.

Já os pacientes com sistema imunológico debilitado apresentam sintomas de toxoplasmose, como:

– Dor de cabeça e garganta;
– Manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo;
– Febre;
– Confusão mental;
– Perda da coordenação motora;
– Aumento do fígado e do baço;
– Aumento dos linfonodos;
– Convulsões;
– Problemas de audição e
– Problemas na retina.



Essa doença precisa ser tratada porque pode acabar por infectar outros órgãos do corpo humano.

De acordo com os sintomas que o paciente apresenta, a toxoplasmose pode ser dividida em diferentes tipos, como a toxoplasmose no paciente imunodeprimido, onde vários sintomas se apresentam, a toxoplasmose ocular, que afeta majoritariamente os olhos e a toxoplasmose neonatal, quando a infecção acontece ainda no útero.